SECOMIL - Equipamentos Agro-Alimentares, Soc. Unipessoal, Lda.


Medidores de Humidade (Higrómetros)



- SECOMIL MK II:
Especialmente indicado para medir a humidade do cereal no campo ou junto ao secador durante o processo de secagem, o MK II é um higrómetro analógico com possibilidade de leitura directa de quatro tipos de cereal, a saber: milho, arroz, trigo e girassol. Lê directamente na escala entre 9 a 24% de humidade, acima deste valor lê por conversão em tabela própria utilizando a escala de temperatura. Pode aferir a leitura da humidade e o posicionamento do ponteiro.
Por conversão, pode também ler outros cereais tais como sorgo, aveia, cevada, centeio, soja e amendoim.
Pode ainda ler directamente na escala a temperatura do cereal mediante a utilização de uma sonda fornecida à parte.
Utiliza uma pilha de 9 V.
- AGROMATIC-DIGITAL:
De formato similar ao anterior, distingue-se deste por possuir um écran de leitura digital e uma balança-recipiente de produto incorporada.
É um higrómetro com uma boa precisão de leitura, prático, fiável, pode testar até 16 tipos de cereal diferentes, lê sempre a humidade de 100 grs. de cereal que pesa em balança própria, armazena em memória resultados de 9 testes, calcula valores médios de leituras e pode ser aferido. Lê amostras até ao máximo de 30º de humidade.
Funciona com 2 pilhas de 9 V.
- GRAIN TESTER PLUS:
Também com écran de leitura digital e balança incorporada, lê amostras até 38% de humidade, pesa 200 grs. de produto e lê também a temperatura deste.
O principio de medição é o capacitivo com compensador de temperatura, possui 14 tipos de cereal em memória e permite aferição da humidade. Efectua autodiagnósticos e visualiza os erros no écran.
Medir a humidade é simples, basta ligar o aparelho, escolher um dos 14 tipos de cereal, premir a tecla de pesagem, colocar cereal na célula de leitura até atingir as 200 grs., premir a tecla de medição e ler no écran de LCD a humidade e a temperatura.
É fornecido com mala de transporte e colher de recolha da amostra. Pesa 2,2 Kg e é alimentado com uma pilha de 9 V.
- GRAIN COMPUTER PLUS:
Sistema automático para a determinação da humidade e do peso específico do cereal. É um medidor electrónico de sólida construção e com as seguintes características:
  • Display gráfico 320x240, para oferecer ao utilizador um interface potente e de fácil interpretação.
  • Impressora integrada no medidor
  • Porta serial para ligação a PC
  • Operações de medição completamente automáticas
  • 30 memórias de cereais completamente programáveis e alteráveis
  • Função de autoteste para controlo de todas as funções

O funcionamento é totalmente automático, ou seja; colocada a amostra de cereal na tremonha superior o medidor descarrega na célula de medição e um rasador retira o excesso de cereal. Passados cerca de 15 seg. a amostra é descarregada numa gaveta inferior para ser retirada; paralelamente, aparecem no écran os valores de humidade, temperatura, peso específico, número progressivo de medições, tipos de cereal e data e hora da medição. Se a impressora estiver activa, imprime todos estes resultados mais a identificação do cliente.

Todos os parâmetros são configuráveis.
Fornecido com cabo de ligação à corrente e transformador.
Existe um modelo mais económico que não dispõe de écran de leitura e se designa por GRAIN COMPUTER.

- GRAIN DRYER PLUS
Sistema de leitura em contínuo de humidade e temperatura durante a secagem. Este equipamento é ligado ao secador e recolhe periodicamente amostras de cereal que analisa e consoante o teor de humidade acelera ou retarda o funcionamento do secador.
O modo de funcionamento é o seguinte:

Um pequeno sem-fim retira de dentro do secador uma amostra de cereal que descarrega na célula de medição (igual à do GRAIN COMPUTER PLUS) junto ao secador. Após leitura, este transmite os dados a uma consola à distância que os mostra no écran e os imprime caso a impressora esteja ligada.

O modo de funcionamento é igual ao do GRAIN COMPUTER PLUS com o adicional de podermos programar o intervalo de tempo entre cada medição em automático. Para além disso, o equipamento possui três leds de aviso de cereal muito seco, normal ou húmido que devidamente ligados ao controlo de descarga do secador retarda ou acelera a secagem de forma a manter a humidade dentro do parâmetro normal. Estes parâmetros são pré-defenidos pelo operador.
Tem ainda outros campos de aplicação, tais como: moinhos (ajusta a humidade do grão), indústria alimentar (para controlar a humidade dos diversos componentes trigo, milho, arroz, café, etc.), silos de armazenamento, indústria de forragens (para medir humidade em péllets e controlo das várias fases de secagem depois da extursão).

- TERMOBALANÇA
A termobalança é uma estufa de precisão analógica ou digital, para rápida determinação do conteúdo de humidade de qualquer tipo de produto (muito procurado para arroz). Uma pequena amostra moída é colocada dentro da estufa que por acção de uma resistência (digital) ou lâmpada de infravermelhos (analógica) aquece o produto retirando-lhe humidade que é lida e exibida em écran digital ou analógica.
- FORTESTER 200
Medidor de humidade e temperatura para forragem, é de muito simples utilização pois basta introduzir no feno a sonda em aço zincado com 90 cm. Esta tem na extremidade oposta um leitor digital de humidade onde é exibido o valor lido. O aparelho pode ainda armazenar leituras, fazer médias, informar de erros e indicar bateria descarregada. Funciona com uma pilha de 9 V.
 
voltar
R. Alberto Hipólito, Lt-5, Apartado 98
Z. Ind. de Arenes
2564-910 TORRES VEDRAS

Tel: 261 337 700
Fax: 261 337 709
E-mail: