O funcionamento é totalmente automático, ou seja; colocada a amostra de cereal na tremonha superior o medidor descarrega na célula de medição e um rasador retira o excesso de cereal. Passados cerca de 15 seg. a amostra é descarregada numa gaveta inferior para ser retirada; paralelamente, aparecem no écran os valores de humidade, temperatura, peso específico, número progressivo de medições, tipos de cereal e data e hora da medição. Se a impressora estiver activa, imprime todos estes resultados mais a identificação do cliente.
Todos os parâmetros são configuráveis.Fornecido com cabo de ligação à corrente e transformador.Existe um modelo mais económico que não dispõe de écran de leitura e se designa por GRAIN COMPUTER.
Um pequeno sem-fim retira de dentro do secador uma amostra de cereal que descarrega na célula de medição (igual à do GRAIN COMPUTER PLUS) junto ao secador. Após leitura, este transmite os dados a uma consola à distância que os mostra no écran e os imprime caso a impressora esteja ligada.
O modo de funcionamento é igual ao do GRAIN COMPUTER PLUS com o adicional de podermos programar o intervalo de tempo entre cada medição em automático. Para além disso, o equipamento possui três leds de aviso de cereal muito seco, normal ou húmido que devidamente ligados ao controlo de descarga do secador retarda ou acelera a secagem de forma a manter a humidade dentro do parâmetro normal. Estes parâmetros são pré-defenidos pelo operador.Tem ainda outros campos de aplicação, tais como: moinhos (ajusta a humidade do grão), indústria alimentar (para controlar a humidade dos diversos componentes trigo, milho, arroz, café, etc.), silos de armazenamento, indústria de forragens (para medir humidade em péllets e controlo das várias fases de secagem depois da extursão).